sexta-feira, 7 de maio de 2010

A crise...

Sou só eu ou há mais gente que também repara que andamos a ser enganados pelos Senhores Deputados e pelo Governo.
É preciso poupar devido à crise e afinal já está em andamento o projecto para o TGV.
Estaremos mesmo a necessitar de um comboio de alta velocidade com o preço dos bilhetes a rondar o preço das viagens de avião? Só se for para agravar a crise das companhias aéreas...
Estaremos mesmo a precisar de um novo aeroporto no estado em que está o país? Com a divida externa que temos? E com o perigo de ficarmos como a Grécia...
E por falar em Grécia... vamos agora emprestar dinheiro para que eles saiam da crise em que se encontram, mas a que custo? Como não temos para nós mesmo, para nos governarmos, vamos ter que pedir emprestado... a que custo?
A Grécia que para quem se recorda e não serão apenas os amantes do Futebol, veio a Portugal em 2004 buscar a Taça do Campeonato Europeu, por nós organizado e em que gastámos o que tínhamos e o que não tínhamos com a organização. Que lutámos que nem uns Mouros para conquistar e no final os meninos levam-na para casa... Não têm dinheiro? Vendam a Taça.
Mas como estamos em crise, o Governo decide tomar medidas... Começou por cortar o subsidio de desemprego, que eu percebo perfeitamente e parece-me muito bem. Não se pode receber de subsidio mais do que aquilo que se auferia no emprego. Aprovo.
Mas e daí? São 40Milhões que metem ao bolso... Mas ao bolso de quem pergunto eu?
O que fazem 230 Deputados todos os dias na Assembleia da República quando só meia dúzia é que falam...
Querem medidas para reduzir o Défice? Mandar embora uns bons 200 Deputados que quando quiserem dormir ou navegar na Internet, que o façam em casa. Mas sem lhes serem atribuídas as reformas chorudas como de costume, só por terem estado na Assembleia meio ano.
Então e os Srs. Administradores de empresas públicas que ganham ordenados de fazer inveja a qualquer Administrador no estrangeiro e ainda recebem prémios milionário,s como se do Euromilhões se tratasse, por objectivos cumpridos... Que objectivos pergunto eu? As empresas públicas estão na miséria também e só dão despesas, nada de lucro para os cofres do estado. E as que ainda dão lucro, o estado aproveita para privatizar...
Podemos também lembrar o Rendimento Mínimo... que esse sim, é uma despesa para o estado sem qualquer retorno. E o que faz essa gente que vive às custas dos que trabalham? Nada... Mas o que não falta por aí são jardins por arranjar, estradas por varrer e terrenos por cultivar. No pacote do rendimento mínimo deveria vir também uma pá e uma vassoura com um mapa das ruas para limpar ou ainda um pacote de sementes e uma enxada para aproveitar alguns terrenos baldios e produzir qualquer coisa para este país...
É assim tão difícil resolver este problema da crise ou do défice? É só para quem não tem vontade de o resolver... para quem vive à custa das dificuldades dos outros.
É muito mais fácil roubar o pobre, porque não tem onde cair morto e nem reclamar pode...
Já dizia um senhor meu conhecido "Isto é um país de Bananas, governado por Sacanas..."